top of page

PROVA DISCURSIVA: Quem tem medo da Cebraspe/CESPE?


Fonte: Unsplash

A prova discursiva elaborada pela banca Cebraspe/CESPE é considerada uma das mais difíceis para os estudantes que se preparam para concurso público. Esta afirmação ocorre por duas crenças principais: a alta exigência da comissão e a alta capacidade dos concorrentes.

Embora a Cebraspe preze por provas discursivas consideradas difíceis, saibam que, do ponto de vista textual, ela possui uma das avaliações mais claras e fáceis de fazer, pois a proposta de redação já apresenta os tópicos a serem desenvolvidos no texto. Ao apresentar os tópicos, a banca já indica a estrutura da dissertação e o conteúdo a ser abordado, sendo necessário seguir o Script. Observem que a maioria das outras avaliações espera que o redator monte sua estrutura lógica, apresente sua tese e busque os argumentos, isso compromete o tempo e abre espaço para a fuga do tema.

O verdadeiro problema da proposta de redação no modelo Cebraspe é o fato dos tópicos restringirem a liberdade e a criatividade do estudante, dando-lhe um caráter bastante racional e metódico. Geralmente, não basta a opinião sobre o tema, é preciso saber “defini-lo”, “caracterizá-lo”, e “solucioná-lo”. Então, chegamos à conclusão que a prova discursiva desta banca não é mais fácil nem mais difícil, porém é necessário se apropriar da técnica e entender como funciona.

Já em relação aos candidatos, o diferencial não é a alta capacidade intelectual, mas a dedicação direcionada à avaliação que farão. Por outro lado, a maioria se debruça mais sobre as questões objetivas e pouco se dedica à parte discursiva em si, esquecendo-se que esta também é eliminatória e tem feito uma grande diferença na pontuação final. Então, os excelentes estudantes não optam por uma prova ou outra, eles se preparam para as duas e não temem diante das avaliações, afinal se reconhecem preparados e sabem que uma falha pode tirá-los do processo.

Assim, a prova da Cebraspe não pode ser considerada um problema, pois é, na verdade, o grande diferencial (se bem treinada, é claro!). Logo, todos os candidatos precisam apresentar domínio emocional e conhecimento técnico da escrita da redação para conseguir a aprovação e, para isto, é preciso treino, escrita e leituras constantes.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page