#BlogDoEscreva: Esqueça o tema da redação!
Existem muitas reportagens e notícias indicando listas e mais listas dos 10, 20, 30,100 possíveis temas de redação para determinadas provas. Muitas vezes, essas informações ressaltam a ideia de que o tópico principal da redação é o tema, mas não é. Na verdade, qualquer estudante um pouco informado é capaz de elaborar uma escrita aceitável e interessante, ou seja, se o assunto da redação fosse o principal requisito, acredite, estaria na lista dos conteúdos programáticos.
A maioria das propostas, com raras exceções, é acompanhada por algum texto motivador, isto significa que o candidato é orientado, antes de escrever, em pelo menos três aspectos: a) delimitação do tema; b) qual interpretação deve ser feita para começar a escrever e c) o que precisa ser escrito. Assim, mais importante do que conhecer o tema abordado, é preciso saber como ler e compreender o que se pede na proposta de redação.
Não negamos o fato de que o conhecimento prévio do assunto ajudaria bastante na elaboração das informações no texto, mas é preciso ter técnica, pois não existe avaliação fácil para quem possui dificuldades em gerir os dados que recebe. Por isso, elaboramos algumas perguntas para servirem de autoanálise, vejamos:
Como está o conhecimento da norma culta da sua língua, como pontuação, acentuação, concordância, regência, tempos verbais, períodos e ortografia?
Se sente confiante para interpretar um tema e apresentar um julgamento dentro do limite estrutural de um texto dissertativo-argumentativo?
Transforma as informações que recebe diariamente em argumentos claros, sólidos e objetivos para defender um ponto de vista?
Escreve usando bem os conectores como conjunções e preposições para que o texto fique fluido sem períodos ambíguos ou confusos?
Sabe qual é o agente social, político e econômico que resolve os problemas que foram explicitados no seu texto?
Tema, Redação, ENEM, Concurso, Escrever, EscrevaMais, Consultec, UNB, Cesgranrio, CESPE, Proposta, Leitura
Após a reflexão proposta acima, responda: Se soubesse o tema da redação, garantiria nota máxima?
Observe como estas indagações são desconcertantes, porque a partir delas é fácil perceber que o tema, na verdade, é a “desculpa” para o candidato demonstrar suas habilidades na escrita, apenas isto! Portanto, um bom caminho para tornar-se atualizado é a leitura de alguns gêneros textuais como os artigos de opinião e os editoriais, por exemplo, pois ajudam bastante para saber atualidades, mas para todo o resto, Escreva Mais!