Buscar
  • Gilson Ramos dos Santos

4 passos para escrever melhor

Saber como escrever melhor e desenvolver a qualidade e velocidade da sua escrita podem te ajudar em provas como Enem, vestibulares e concursos.

Mas o que fazer para desenvolver a sua escrita? Quais hábito e práticas você pode adotar para isso? Para te ajudar a entender como escrever melhor, separamos 4 passos que vão te auxiliar a desenvolver sua escrita.

Continue a leitura e saiba o que fazer para escrever mais e com qualidade!


Como escrever melhor: por que é importante praticar?


Primeiramente, antes de falarmos sobre os hábitos que vão te ajudar a escrever melhor, é preciso entender, por que é tão importante praticar?

Elaborar e aperfeiçoar a sua escrita exige hábito, constância e esforço. E você só vai conseguir escrever melhor com uma prática constante.

Contudo, mais do que apenas aprender a escrever bem, você também desenvolve seu processo e pensamento criativo e raciocínio lógico.

Assim, é possível pensar de forma mais rápida e objetiva em soluções, o que, para provas de concursos e Enem é algo essencial.


Como escrever melhor: os 4 passos para desenvolver sua escrita

Mas não basta saber a importância dos hábitos que vão te ajudar a entender como escrever melhor. Eles devem ser parte da sua rotina.

E para isso, separamos aqui 4 passos essenciais para quem deseja desenvolver a escrita. Confira!


1. Tenha o hábito da leitura



Você provavelmente já ouviu alguém dizer que o hábito da leitura ajuda a escrever melhor. E isso é verdade!

Para escrever melhor, é essencial ter um grande repertório cultural e de vocabulário. E gastar um bom tempo lendo pode te ajudar aqui.

Além disso, a leitura ainda estimula a sua criatividade e traz um conhecimento sobre diversos conteúdos e gêneros linguísticos.


2. Escreva diariamente



Contudo, não basta só ler constantemente, é importante praticar todos os dias a sua escrita. Um dos ‘segredos’ para desenvolver a sua escrita é adotar o hábito de escrever, mesmo que algumas linhas, todos os dias.

Dessa forma, com uma rotina textual, é possível treinar e aplicar técnicas de escrita que tão te auxiliar a desenvolver melhor seu texto.

Passe um tempo anotando ideias, reescreva algo que você gosta e faça da escrita um exercício diário.


3. Seja conciso



Mas é importante que tudo isso seja feito de forma concisa. Além de uma rotina de escrita, é importante que você desenvolva um texto de fácil compreensão.

Estimular o leitor a continuar lendo o seu texto é um grande desafio. E para isso, a objetividade é um ponto essencial. Dentre algumas práticas que podem te ajudar, estão:

· Tente resumir ideias em sentenças mais curtas;

· Evite ser prolixo e redundante;

· Leia seu texto e identifique pontos nos quais a leitura ficou mais ‘travada’;

· Procure escrever de forma clara para transmitir uma ideia.


4. Leia seus textos em voz alta



E tudo isso pode ser feito com você se colocando no lugar do leitor. Após escrever um texto, deixe de lado a figura do autor e comece a pensar como alguém que vai avaliar seu texto.

O que você mudaria? O que pode melhorar e o que está ‘travando’ a fluidez a sua leitura?

Uma boa ideia é ler o que você escreveu em voz alta. Assim fica mais fácil encontrar palavras repetidas, rimas não intencionais e erros no que foi escrito.


Dessa forma, com esses 4 passos, saber como escrever bem fica muito mais fácil!


126 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo